domingo, 30 de março de 2008

Monografia não é um bicho de sete cabeças

Por Maria Angela de Lima

Diante da procura de alunos enlouquecidos pela famosa monografia ou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) resolvi dar algumas “dicas” para ajudar um pouco nesse momento fundamental para qualquer aluno em qualquer curso de graduação. Procurarei responder às principais dúvidas que já chegaram a mim, mas não tenho a pretensão, é claro, de esgotar o assunto.

1. Escolha um tema pelo qual você tenha afinidade, que você goste mesmo porque terá que conviver com ele por um bom período. Ler muito sobre ele, acordar e dormir pensando nele. Portanto, você terá que amá-lo ou achá-lo, no mínimo, interessante.
2. Procure um professor para te orientar que também tenha afinidade com esse tema e não um orientador que você, como aluno, sempre admirou ou goste mais porque ele é o “bonzinho” da faculdade. O que você tem que pensar é que o mais importante é você realmente sair preparado da faculdade, pronto para os desafios do mercado, que não são poucos. Nenhum professor bonzinho vai te ajudar no mercado, ok? A não ser que você mostre durante os anos na faculdade que você realmente é interessado e tem potencial.
3. Não importa se o tema que você gosta não tenha muita bibliografia para consultas, afinal, um dos pré-requisitos de um estudo é que ela seja original ou, pelo menos, que seja trabalhado sob uma ótica original, que ninguém ou poucos tenham pensado ainda. Portanto, não desanime se seu tema é difícil de encontrar material. Sempre há referências a serem pesquisadas, mesmo que seja em outra área com a qual você pode “dialogar” na sua pesquisa. O que não pode é desistir por esse motivo, afinal, se ninguém se atrevesse a escrever sobre algo inédito como ficaria o mundo das pesquisas?
4. Não deixe para pensar no tema de sua monografia nos 45 minutos do segundo tempo. O ideal é que no sexto semestre ou terceiro ano você já identifique uma área com a qual tenha interesse e comece, desde então, a selecionar tudo o que você encontra sobre o assunto: recortes de jornal, matérias de revistas, bibliografias, enfim, tudo que vá ser útil para o estudo. Mesmo que depois desse esforço todo surja outro tema mais interessante, não importa, nenhum conhecimento é em vão.
5. É preciso fazer um recorte bem feito do tema a ser pesquisado, ou seja, o que você quer estudar? Um pré-projeto bem feito irá definir com clareza o que você quer fazer. Portanto, deixe bem claro: 1.0 Tema; 1.1 Delimitação do tema (por exemplo, dentro do tema a publicidade na internet, que é amplo, você focaria apenas a linguagem nesse canal; 1.2 Formulação do problema (qual o problema você quer responder ou resolver? Lembre-se: em qualquer pesquisa, se você já sabe a resposta para o seu problema, ele não é mais um problema. Portanto, como dizia Einstein “a mera formulação de um problema é, com freqüência, mais importante que a sua solução”); 1.3 hipótese (aqui você deve deixar claro o que você acha que esse estudo vai te trazer como resultado. Assim, na conclusão do trabalho você saberá exatamente se essa hipótese inicial foi realmente comprovada ou não), 1.4 Objetivos Geral e específico (quais os seus objetivos com esse estudo? Pode ser mais de um); 1.5 justificativa (qual a importância desse seu estudo? Por que você irá investir seu tempo para falar sobre isso? Essa é a justificativa, ou seja, para você falar sobre esse tema ele deve ser relevante e você deve argumentar qual é essa relevância e para quem); 1.6 Fundamentação teórica (aqui você deve embasar teoricamente sua pesquisa. Quais são os principais autores que servirão de base para todos os argumentos e conceitos trabalhados no texto? Como estamos apenas no pré-projeto, não precisa desenvolver toda a parte teórica do seu trabalho aqui, porém, o máximo que você conseguir fazer poderá ser utilizado na pesquisa; 1.7 Metodologia (aqui você explica como vai atingir seus objetivos, ou seja, que tipo de pesquisas você vai fazer? Somente bibliográfica? De campo? Enfim, deve esmiuçar as ferramentas que você utilizará para resolver o problema que você levantou inicialmente no pré-projeto); 1.8 Cronograma (desde a elaboração do pré-projeto até a conclusão da monografia, você deve ter um planejamento de quando começa e termina cada etapa); 1.9 Referência Bibliográfica (relatar todas as pesquisas que você fez para a elaboração desse pré-projeto).
6. Feito o pré-projeto, escolhido seu orientador, é hora de arregaçar as mangas e sair a campo que pode ser a biblioteca, a livraria, o cinema, os gibis, isso dependerá do seu objeto de estudo, claro. Mas o ideal é que você faça, antes disso, um pré-sumário da sua monografia que será uma espécie de “roteiro” que te mostrará por onde iniciar os estudos e como finalizará. Esse sumário mudará algumas vezes ao longo do tempo, mas o importante é que, feito agora no início, te ajudará a não se perder no longo período de leituras. Sendo assim, defina, dentro da delimitação do seu tema, o que você deverá pesquisar primeiro? E em segundo lugar? E em terceiro? Enfim, já faça uma previsão do que conterá o seu primeiro capítulo, o segundo, o terceiro, até sua conclusão e bibliografia.
7.A estrutura básica de uma monografia será composta de três capítulos e sua conclusão. No primeiro, são evidenciados os conceitos, as origens, a história do que você está trabalhando, enfim, a base teórica do seu tema. No segundo capítulo costuma-se focar na delimitação do seu tema, também fazendo uma referência histórica sobre o mesmo, o que é relevante para sua pesquisa. No terceiro capítulo foca-se na pesquisa propriamente dita, seja ela de campo ou apenas bibliográfica. Mostram-se os resultados, as considerações a respeito desses resultados, os gráficos (se houver).
8.Para escrever, é necessário ler e muito. Faça um resumo (ou um fichamento) de cada referência bibliográfica lida desde quando você se interessou pelo tema escolhido. A cada leitura feita, não esqueça de anotar a bibliografia e onde você encontrou essa referência. Isso vai te ajudar a não se perder e a localizar facilmente o material que você leu no início desse processo. Isso se chama organização.
9.Não caia na tentação de copiar material da internet. Entenda que o seu professor também conhece a ferramenta “Google” e pode localizar em segundos de onde saiu aquele texto maravilhoso que “você” escreveu. Nem preciso falar sobre a péssima impressão que você vai deixar, isso se não perder o orientador. Cuide também para não copiar trechos de livros, isso é plágio. Aprenda a ler, entender e reescrever em suas palavras, fazendo sempre a referência do autor. Para isso, leia sobre como citar referências.
10. E, por último, mas não menos importante, não faça uma monografia apenas “por fazer”, porque precisa colar grau. Tente utiliza-la como alavanca para sua entrada no mercado de trabalho, por isso a importância de escolher um tema que goste porque, provavelmente, será por meio dele que você dará seus primeiros passos no mercado de trabalho. Isso é um processo natural.

5 comentários:

Unknown disse...

oi..
tenho apenas dois meses para a entrega da minha tcc.
e to desesssssssssperadoooooo
por favorme ajudaa..
so queria saber u que eu vo especificar no primeiro captulo...
potr favo me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!
obrigado

Erika Bankow disse...

Olá Marry,Como vai??
Bons tempos de mono hein...
Vc foi uma otima orientadora. E escolhi vc justamente porque nao era tao boazinha, mas sim exigente!

Tudo de bom, sucesso!

Unknown disse...

Olá, Estava pesquisando na internet sobre TCC, como iniciá-lo e achei o seu site. Gostei bastante das suas dicas. E pensei que talvez pudesse me ajudar com um grande problema. O meu orientador de TCC não é um cara que ajuda muito, na verdade não ajuda nada. Eu não o escolhi, a faculdade foi quem escolheu. Eles não te dão escolha. Pois bem, estou desorientada. Ele não entende nada do tema que escolhi e tão pouco me dá dicas de como iniciá-lo. Como tenho muita afinidade pela literatura inglesa escolhi falar sobre Virgínia Woolf. Só que não sei como fazer o pré-projeto. Quanto aos livros para a pesquisa até que consegui uns bem legais. O problema é o tal pré-projeto. Nem sei que cara tem. Como é a sua estrutura. Por favor se puder me dar uma luz ficarei agradecida. Abraços Alba Alves

Anônimo disse...

Bom Dia..Gostaria de saber o e-mail da Maria Angela..Obrigada..

Lucas Mendes disse...

Olha, busquei uma pesquisa sobre Leis da Propaganda e encontrei aqui vários assuntos a mais que me interessaram. Parabéns pelo Blog e pelas informações. Muito úteis!