Desvendando o TCC - #ficaadica

Algumas dicas da disciplina mais procurada pelos acadêmicos no final da graduação: metodologia do ensino superior. A fase do TCC é a mais importante na graduação, pois será uma síntese do que o aluno fez durante seu curso, será a "cereja no bolo" para fechar o curso com chave de ouro (ou não...rsrsrs). Toda ajuda nessa área é bem-vinda e tento ajudar na medida do possível.

Para começar e esquentar o assunto, replico post anterior:

Perguntas frequentes sobre TCC

Por Maria Angela de Lima

Diante da procura de alunos enlouquecidos pela famosa monografia ou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) resolvi dar algumas “dicas” para ajudar um pouco nesse momento fundamental para qualquer aluno em todos os cursos de graduação. Procurarei responder às principais dúvidas que já chegaram a mim, mas não tenho a pretensão, é claro, de esgotar o assunto.

1. Que tema devo escolher? "Não sei sobre qual assunto fazer meu TCC"

Escolha um tema pelo qual você tenha afinidade, que você goste (mesmo) porque terá que conviver com ele por um bom período. Ler muito sobre ele, acordar e dormir pensando nele. Portanto, você terá que amá-lo ou achá-lo, no mínimo, interessante.

2. E o orientador? posso convidar?

Procure um professor para te orientar que também tenha afinidade com esse tema e não um orientador que você, como aluno, sempre admirou ou goste mais porque ele é o “bonzinho” da faculdade, o "amigo" dos alunos. O que você tem que pensar é que o mais importante é você realmente sair preparado da faculdade, pronto para os desafios do mercado, que não são poucos. Nenhum professor bonzinho vai te ajudar no mercado, ok? A não ser que você mostre durante os anos na faculdade que você realmente é interessado e tem potencial. Sobre a escolha, a maioria das faculdades direciona o professor de acordo com o tema apresentado pelo aluno, porém, se você não tem a mínima afinidade com este profissional indicado, ou, mais grave, já tenha tido problemas com o mesmo no decorrer do curso, vale a pena solicitar a troca apresentando os motivos ao coordenador de TCC. Além disso, ao apresentar o tema no pré-projeto também já pode indicar um nome (professor do curso) que tenha preferência.

3. Mas o meu tema é muito inovador, atual, ainda não tem muita bibliografia sobre este assunto

Não importa se o tema que você gosta não tenha muita bibliografia para consultas, afinal, um dos pré-requisitos de um estudo é que ela seja original ou, pelo menos, que seja trabalhado sob uma ótica original, que ninguém ou poucos tenham pensado ainda. Portanto, não desanime se seu tema é difícil de encontrar material. Sempre há referências a serem pesquisadas, mesmo que seja em outra área com a qual você pode “dialogar” na sua pesquisa. O que não pode é desistir por esse motivo, afinal, se ninguém se atrevesse a escrever sobre algo inédito como ficaria o mundo das pesquisas?

4. Quando devo começar a pensar em TCC?

Não deixe para pensar no tema de sua monografia nos 45 minutos do segundo tempo. O ideal é que no começo do sexto semestre ou terceiro ano você já identifique uma área com a qual tenha interesse e comece, desde então, a selecionar tudo o que você encontra sobre o assunto: recortes de jornal, matérias de revistas, bibliografias, artigos científicos, enfim, tudo que vá ser útil para o estudo. Mesmo que depois desse esforço todo surja outro tema mais interessante, não importa, nenhum conhecimento é em vão. Mas também não vá esquentar a cabeça cedo demais com TCC, tem aluno do primeiro período que já pede o manual de TCC para "começar a fazer". Calma! até o quinto período você ainda terá contato com MUITAS disciplinas que podem fazer seu coração bater mais forte e te seduzir...rsrsrs. 

5. Por onde devo começar? o que faço primeiro?

É preciso fazer um recorte bem feito do tema a ser pesquisado, ou seja, o que você quer estudar? Um pré-projeto bem feito irá definir com clareza o que você quer fazer. Portanto, deixe bem claro: 1.0 Tema; 1.1 Delimitação do tema (por exemplo, dentro do tema a publicidade na internet, que é amplo, você focaria apenas a linguagem publicitária nesse canal; 1.2 Formulação do problema (qual o problema você quer responder ou resolver? Lembre-se: em qualquer pesquisa, se você já sabe a resposta para o seu problema, ele não é mais um problema. Portanto, como dizia Einstein “a mera formulação de um problema é, com freqüência, mais importante que a sua solução”); 1.3 hipótese (aqui você deve deixar claro o que você acha que esse estudo vai te trazer como resultado. Assim, na conclusão do trabalho você saberá exatamente se essa hipótese inicial foi realmente comprovada ou não), 1.4 Objetivos Geral e específicos (quais os seus objetivos com esse estudo? O geral é apenas um, o principal, o cerne da pesquisa. Os objetivos específicos podem ser mais de um, o que mais seu projeto trará de respostas); 1.5 justificativa (qual a importância desse seu estudo? Por que você irá investir seu tempo para falar sobre isso? Essa é a justificativa, ou seja, para você falar sobre esse tema ele deve ser relevante e você deve argumentar qual é essa relevância e para quem); 1.6 Fundamentação teórica (aqui você deve embasar teoricamente sua pesquisa. Quais são os principais autores que servirão de base para todos os argumentos e conceitos trabalhados no texto? Como estamos apenas no pré-projeto, não precisa desenvolver toda a parte teórica do seu trabalho aqui, porém, o máximo que você conseguir fazer poderá ser utilizado na pesquisa; Utilize no mínimo 3 (três) autores. 1.7 Metodologia (aqui você explica como vai atingir seus objetivos, ou seja, que tipo de pesquisas você vai fazer? Somente bibliográfica? De campo? Enfim, deve esmiuçar as ferramentas que você utilizará para resolver o problema que você levantou inicialmente no pré-projeto); 1.8 Cronograma (desde a elaboração do pré-projeto até a conclusão da monografia, você deve ter um planejamento de quando começa e termina cada etapa); 1.9 Referência Bibliográfica (relatar todas as pesquisas que você fez para a elaboração desse pré-projeto).

6. Fiz o pré-projeto, foi aprovado, e agora?

Feito o pré-projeto, escolhido seu orientador, é hora de arregaçar as mangas e sair a campo que pode ser a biblioteca, a livraria, o cinema, os gibis, isso dependerá do seu objeto de estudo, claro. Mas o ideal é que você faça, antes disso, um pré-sumário da sua monografia que será uma espécie de “roteiro” que te mostrará por onde iniciar os estudos e como finalizará. Esse sumário mudará algumas vezes ao longo do tempo, mas o importante é que, feito agora no início, te ajudará a não se perder no longo período de leituras. Sendo assim, defina, dentro da delimitação do seu tema, o que você deverá pesquisar primeiro? E em segundo lugar? E em terceiro? Enfim, já faça uma previsão do que conterá o seu primeiro capítulo, o segundo, o terceiro, até sua conclusão e bibliografia.

7. Como dividir os capítulos do TCC?

A estrutura básica de uma monografia será composta de três capítulos e sua conclusão. No primeiro, são evidenciados os conceitos, as origens, a história do que você está trabalhando, enfim, a base teórica do seu tema. No segundo capítulo costuma-se focar na delimitação do seu tema, também fazendo uma referência histórica sobre o mesmo, o que é relevante para sua pesquisa. No terceiro capítulo foca-se na pesquisa propriamente dita, seja ela de campo ou apenas bibliográfica. Mostram-se os resultados, as considerações a respeito desses resultados, os gráficos (se houver). Após, considerações finais. 
Se ao invés de uma monografia, o TCC for um projeto experimental, acrescenta-se mais um capítulo (o quarto) no qual é apresentado o resultado final do TCC, o produto final que pode ser: uma campanha publicitária, um programa radiofônico, por exemplo.

8. Algum "segredo" para escrever bem?

Para escrever bem é necessário ler (e muito). Faça um resumo (ou um fichamento) de cada referência bibliográfica lida desde quando você se interessou pelo tema escolhido. A cada leitura feita, não esqueça de anotar a bibliografia e onde você encontrou essa referência. Isso vai te ajudar a não se perder e a localizar facilmente o material que você leu no início desse processo. Isso se chama organização.
Além disso, não esqueça do respeito à Língua Portuguesa e às normas da ABNT (não é um bicho de sete cabeças). Sempre (sempre mesmo) revise seus textos antes de enviar ao orientador, ele não é obrigado a fazer correções de concordância verbal, regências, ortografias, etc. Isso atrasa muito a leitura e prejudica a compreensão (leia-se avaliação também) do texto.

9. Posso utilizar a internet como fonte de pesquisa?

Sim, porém, todo e qualquer material utilizado como referência deve ter sua citação direta ou indireta no seu TCC (ver normas da ABNT). Não caia na tentação de copiar e colar. Entenda que o seu professor também conhece a ferramenta “Google” e pode localizar em segundos de onde saiu aquele texto maravilhoso que “você” escreveu. Além disso, hoje existem ótimos softwares que auxiliam os professores nesta busca, não sendo necessário nem digitar parte do seu TCC. Basta abrir o software e inserir o seu projeto no formato digital (word ou pdf) e o programa localiza toda e qualquer semelhança entre o seu arquivo e textos existentes na internet.
Nem preciso falar sobre a péssima impressão que você vai deixar, isso se não perder o orientador. Cuide também para não copiar trechos de livros, isso também é plágio. Aprenda a ler, entender e reescrever em suas palavras, fazendo sempre a referência do autor. Para isso, leia sobre como citar referências.

10. Qual a real importância do TCC?

Não faça uma monografia apenas “por fazer”, porque precisa colar grau. Tente utilizá-la como alavanca para sua entrada no mercado de trabalho, por isso a importância de escolher um tema que goste porque, provavelmente, será por meio dele que você dará seus primeiros passos no mercado de trabalho. Isso é um processo natural.

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