Análise do discurso publicitário

A ideia é postar alguns artigos científicos (meus ou de outras pessoas que autorizem), bem como algumas análises pontuais de algumas peças publicitárias, sem o aprofundamento teórico que um artigo científico exige.

Anúncio Bombril eleições 2014: uma breve análise.


A peça em questão utiliza-se do que na publicidade denominamos "anúncio de oportunidade" (aliás, estratégia recorrente da empresa Bombril) quando caracteriza seu garoto propaganda, Carlos Moreno, em três personagens principais da eleição de 2014: Aécio Neves, Marina Silva e Dilma Rousseff. É possível que tenha sido publicado no fim de agosto ou início de setembro de 2014 quando, nas pesquisas eleitorais, a candidata Marina Silva aparecia em constante crescimento, tendo ultrapassado o candidato Aécio Neves e colocado em risco a reeleição em primeiro turno da candidata do Partido dos Trabalhadores. O desempenho de Marina Silva surpreendeu a todos naquele momento, chegando a um empate técnico com Dilma Rousseff que começou a corrida eleitoral liderando nas pesquisas. No dia 03 de setembro de 2014 pesquisa realizada pelo instituto Datafolha apresentava Dilma com 35% e Marina com 34%.
O anúncio da Bombril aproveita este contexto e brinca com o espanto do candidato Aécio Neves, que é representando na peça com um semblante surpreso, pois até o início de agosto ele estava em segundo lugar. Já a personagem que representa a candidata Dilma é apresentada com feições de irritação, mas ainda com ar de prepotência, característica da candidata. Olha de perfil para a personagem que representa Marina Silva, esta, por sua vez, é mostrada com ar de alegria pela conquista até então. 
Para compor a cenografia do anúncio, a peça utiliza as principais cores dos partidos nas roupas das personagens: Aécio de azul; Marina de amarelo; Dilma, de vermelho. Para representar, de forma não-verbal, a colocação de cada candidato no pleito eleitoral, o candidato Aécio Neves está atrás das duas candidatas. E as duas se encontram fisicamente ao lado uma da outra, representando o empate técnico nas pesquisas.  A peça ainda apresenta todos os produtos da linha Bombril à frente dos três candidatos, para completar o raciocínio exposto nos signos verbais: "os números comprovam: só Bombril cresce nas pesquisas há mais de 65 anos" trazendo uma relação interdiscursiva com a linguagem utilizada pelos institutos de pesquisas eleitorais. O texto não esclarece quais números comprovam, deixando implícito que podem ser os números de itens que compõem a linha de produtos da marca.
Para compreender a mensagem da peça, o leitor deve ter competência enciclopédica para entender o contexto e o interdiscurso presentes no processo eleitoral de 2014. 

Referência Bibliográfica:
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2005.


Exercício de AD: anúncio veiculado em outubro de 2010, segundo turno eleições, contracapa revista Veja.

Análise anúncio Bombril presidenciáveis 2010



Período eleitoral, segundo turno disputado por Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB). Ela da "situação", pois era sucessora do então governo Lula. José Serra, da "oposição". O enunciador, lã de aço Bombril, utilizou esse contexto aproveitando-se de um tema atual na época que estava em discussão e debate em todo o País. A esponja de aço coloca-se como "candidata", a única capaz de "limpar" o Brasil (ao menos a sujeira "física"), fazendo um interdiscurso com os diversos escândalos de corrupção que os candidatos oficiais divulgavam na época. Enquanto um acusava o outro, a lã de aço Bombril seria a solução para a limpeza, personificando, assim, o produto.
A peça utiliza como signos visuais uma caricatura dos candidatos, faz-se uma paródia dos mesmos. Dilma é mostrada como uma esnobe sorridente e à frente do outro candidato (líder nas pesquisas de intenção de voto). A personagem de José Serra é mostrada com ar de desconfiada, atrás de Dilma (na imagem e nas pesquisas). E, à frente dos dois, tem-se a embalagem da lã de aço reforçando que ela seria a melhor escolha, a preferida por 1001% dos brasileiros (fazendo alusão interdiscursiva com o slogan do próprio produto: 1001 utilidades). Para auxiliar a competência enciclopédica dos leitores do anúncio, a peça utiliza uma rede semântica do campo discursivo eleitoral e político como: situação, oposição, solução, pesquisa de preferência, brasileiros.
Para saber mais:
  • MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.

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