Cai na prova

Nesta página serão postados alguns conceitos de marketing e publicidade e propaganda. Retiradas de aulas de diversas disciplinas ministradas como resposta à clássica pergunta dos alunos: "vai cair na prova?"

FIGURAS DE LINGUAGEM

Antítese
Figura que consiste no uso de palavras de sentidos opostos;
- É a formalização de uma simples oposição entre dois elementos diferentes, contrastantes, contrários ou aparentemente incompatíveis entre si. 

Função da ANTÍTESE na publicidade:
Causar “estranhamento” imediato no receptor da mensagem, captando-lhes o interesse, para que prestem atenção no que foi posto.
Cuidados no uso da ANTÍTESE
- A fim de se evitar consequências indesejáveis, tanto para o Emissor quanto para o Receptor de 
mensagens dessa natureza, é necessário ter cuidado com a formulação de antíteses que possam
evocar conotações racistas, sexistas, religiosas; 
- Avalie previamente os contextos em que serão veiculadas.

  • Exemplos ANTÍTESE:
ECONOMIZE NAS CALORIAS, EXAGERE NO SABOR.” Anunciante: Maionese Hellmann’s.
Para quem é pequeno, mas sonha grande.” ›AnuncianteSebrae.


DIVERSAS COMPETÊNCIAS


Para Maingueneau (2001), o autor de um texto é obrigado a prever constantemente o tipo de competência de que dispões seu destinatário para decifrá-lo;
PENSA-SE EM UM LEITOR-MODELO.

Competência enciclopédica:

      conjunto virtualmente ilimitado de conhecimentos, o saber enciclopédico, varia em função da sociedade em que se vive e da experiência de cada um. Tudo o que se aprende fica armazenado e torna-se apoio para produção e compreensão de enunciados posteriores.

Competência genérica
capacidade de compreender múltiplos gêneros; Quando identifica um anúncio publicitário, compreende do que se trata. 

Competência linguísticao domínio da língua em questão; 
Exemplo:
No anúncio acima (publicado na revista Veja - 2010), o leitor modelo são pais, leitores de Veja. Para compreender o título do anúncio, esse pai deve ter a competência linguística e dominar a língua portuguesa para conseguir ler e entender o anúncio. Deve ainda ter a competência genérica e entender que trata-se de anúncio publicitário (gênero) e que este, como tal,objetiva vender algo. Por fim, deve ter a competência enciclopédica para saber que a empresária Xuxa utilizou há muito tempo e ainda utiliza o termo "baixinho" como referência às crianças. O anunciante Philco buscou "brincar" com o fato de que essa referência já é algo ultrapassado (começou na infância/adolescência dos pais) e que as crianças de hoje são mais "modernas", portanto, o presente no dia das crianças também deve ser algo mais moderno. O pai que não conhece a Xuxa e nem o uso do termo "baixinho" não irá compreender o texto. Não terá, portanto, a competência enciclopédica para isso.





Nenhum comentário: