FIGURAS DE LINGUAGEM
Antítese
- Figura que consiste no uso de palavras de sentidos
opostos;
- É a formalização de uma simples oposição entre dois
elementos diferentes, contrastantes, contrários ou aparentemente incompatíveis
entre si.
Função da ANTÍTESE na publicidade:
Causar “estranhamento” imediato no
receptor da mensagem, captando-lhes o interesse, para que prestem atenção no
que foi posto.
Cuidados no uso da ANTÍTESE
- A fim de se evitar consequências
indesejáveis, tanto para o Emissor quanto para o Receptor de
mensagens dessa natureza, é necessário ter cuidado com a formulação de antíteses que possam
evocar conotações racistas, sexistas, religiosas;
- Avalie previamente os contextos em que serão veiculadas.
mensagens dessa natureza, é necessário ter cuidado com a formulação de antíteses que possam
evocar conotações racistas, sexistas, religiosas;
- Avalie previamente os contextos em que serão veiculadas.
- Exemplos ANTÍTESE:
“Para quem é pequeno, mas sonha grande.” ›Anunciante: Sebrae.
DIVERSAS COMPETÊNCIAS
Para Maingueneau (2001), o autor de um texto é obrigado a prever constantemente o
tipo de competência de que dispões seu destinatário para decifrá-lo;
PENSA-SE EM UM LEITOR-MODELO.
Competência enciclopédica:
Competência enciclopédica:
conjunto
virtualmente ilimitado de conhecimentos, o saber enciclopédico, varia em função
da sociedade em que se vive e da experiência de cada um. Tudo o que se aprende
fica armazenado e torna-se apoio para produção e compreensão de enunciados
posteriores.
Competência genérica
capacidade
de compreender múltiplos gêneros; Quando identifica um anúncio publicitário, compreende do que se trata.
Competência linguística: o domínio da língua em questão;
Exemplo:
No anúncio acima (publicado na revista Veja - 2010), o leitor modelo são pais, leitores de Veja. Para compreender o título do anúncio, esse pai deve ter a competência linguística e dominar a língua portuguesa para conseguir ler e entender o anúncio. Deve ainda ter a competência genérica e entender que trata-se de anúncio publicitário (gênero) e que este, como tal,objetiva vender algo. Por fim, deve ter a competência enciclopédica para saber que a empresária Xuxa utilizou há muito tempo e ainda utiliza o termo "baixinho" como referência às crianças. O anunciante Philco buscou "brincar" com o fato de que essa referência já é algo ultrapassado (começou na infância/adolescência dos pais) e que as crianças de hoje são mais "modernas", portanto, o presente no dia das crianças também deve ser algo mais moderno. O pai que não conhece a Xuxa e nem o uso do termo "baixinho" não irá compreender o texto. Não terá, portanto, a competência enciclopédica para isso.
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