sexta-feira, 13 de maio de 2011

SEU NOME É SUA MARCA. Em tempos de redes sociais, já é hora de rever sua imagem?

Por Maria Angela de L. Dummel*

Como encerramento da 1ª Jornada de Comunicação Social, realizada pela faculdade Uniron/Porto Velho-Ro, tivemos o prazer de receber dia 06 de maio o jornalista e diretor do Comunique-se, Cássio Politi, com a palestra “Tendências da comunicação online”. Entre estatísticas e comportamentos dos usuários da web (não se restringindo a jornalistas e publicitários), uma frase, para mim, resumiu a excelente palestra sobre a comunicação online: “você é o que você escreve”. Prova disso foi o burburinho geral na plateia quando Politi ressaltou que atualmente os Recursos Humanos de grandes empresas não se prendem apenas a currículos e entrevistas para seleção de novos funcionários. As ferramentas atuais envolvem, também, as buscas na internet, mais especificamente nos perfis distribuídos com certa negligência pelos candidatos em twitter, facebook, orkut e blogs.

Refletindo sobre esta nova realidade, pergunto: os usuários dos sites de redes sociais percebem a real dimensão do fato de que, uma vez na web, “tudo o que você disser pode e será usado contra você no tribunal”? Tendo em vista as diversas gafes que acompanhamos nestas redes, principalmente no twitter, que é a bola da vez, essa percepção ainda é algo distante. E assim, outra discussão vem à tona: até onde é possível separar o pessoal do profissional? A resposta é simples: não dá! Então acabamos entrando em outro campo: o marketing pessoal. Se você é o que você escreve nas redes sociais, e se o seu nome é a sua marca, como muitos especialistas em marketing afirmam, cuidado. Pode ser que já esteja na hora de rever a imagem da sua marca.

Em suas obras, Philip Kotler resume Marketing como sendo um conjunto de ações estratégicas planejadas por uma organização para que esta não só sobreviva, mas também tenha uma vantagem competitiva no mercado. Para Max Gehringer, administrador e consultor de carreiras, “é o conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados”.

 
Marketing pessoal, por sua vez, é a utilização das ferramentas oriundas e adaptadas do marketing organizacional em benefício da própria carreira. Envolve todos os cuidados, atitudes e comportamentos que direcionam uma carreira profissional para o sucesso. Saber quais são e como utilizar estas ferramentas na gestão de imagem e planejamento da carreira pessoal é o que vai diferenciar um bom profissional de outro. E tudo isso começou quando o nível dos candidatos ao mercado de trabalho começou a se igualar, chegando à realidade atual – mercados cada vez mais competitivos.

Voltamos, assim, ao uso indiscriminado das redes sociais, com participações em sua maioria inúteis (apenas para dizer “eu tenho um perfil no twitter”, por exemplo), exposição demasiada de imagens pessoais que talvez não devessem existir nem escondidas no fundo de gavetas do guarda-roupa, a utilização dessas mídias para deturpar informações comprometendo a própria vida pessoal e profissional, além de atingir terceiros (o que pode acarretar sérios processos judiciais).

Em suma, se na “vida real” você faz de tudo para construir uma boa imagem profissional, preste atenção em suas ações e textos da “vida virtual”. Que imagem você está passando hoje? Lembre-se a todo instante que você está conectado ao mundo. Seu pensamento e imagens, uma vez expostos na internet, se eternizam. E sempre haverá alguém interessado em saber um pouco mais sobre você, utilizando como primeira fonte seus rastros na web.


*Maria Angela de Lima Dummel é mestre em Estudos Culturais, Especialista em marketing e Publicitária. Profª do curso de Comunicação Social – UNIRON.



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